Presencial, Semipresencial ou EAD: Descubra qual modalidade mais tem a ver com você

A decisão de por qual curso e instituição de ensino escolher para se especializar é um momento importante para qualquer aluno, deve ser um ocasião de muita pesquisa e avaliação dos prós e contras. Atualmente existem diversas modalidades: Presencial, Semipresencial e EAD. Para que você consiga avaliar todas as suas alternativas, separamos cada uma delas e te explicaremos agora. Acompanhe!

 

Presencial – A mais comum de todas é o ensino em que o aluno precisa estar presente na Instituição de ensino, seu contato com os professores e colegas de classe é mais próximo e é exigido uma frequência mínima de pelo menos 70% nas aulas. As aulas podem acontecer diariamente durante a semana e as avaliações são realizadas obrigatoriamente dentro das instalações da Instituição.

 

Esse modelo de ensino é ainda o mais escolhido entre os estudantes e a melhor alternativa para aqueles que precisam da rotina para se manterem disciplinados e obterem um melhor aproveitamento do curso. 

 

Nesse sentido podemos dizer que os alunos são mais bem acompanhados por seus professores e guiados no processo de aprendizagem, não sendo necessário tanta independência na hora de estudar por conta própria. 

 

Semipresencial – Também chamado de ensino híbrido, nada mais que a junção do formato de ensino presencial e a distância, pois nesse modelo o aluno tem aulas online que correspondem a pelo menos 20% de toda a sua carga horária exigida. E suas avaliações, embora sejam realizadas na própria instituição, também são feitas de forma online. Além é claro, dos conteúdos disponibilizados no ambiente virtual que conta muitas vezes com a participação de outros colegas e professores para debates e discussões sobre os temas propostas dentro da sala de aula, esse espaço se chama forúm. 

 

As aulas de um curso semipresencial geralmente acontecem  por transmissões ao vivo ou vídeos online gravados, sem contar com os encontros presenciais dentro da instituição que podem ser apenas em alguns dias da semana.

 

Desse jeito, tanto as aulas como o material de estudo também são híbridos pois o aluno tem a possibilidade de encontrar o conteúdo em livros e apostilas físicos como no ambiente virtual.

 

EAD – Popularmente conhecida apenas pela sigla EAD, tem seu significado como educação à distância e vem sendo muito procurada nos últimos anos por quem já trabalha e não possui tanto tempo disponível para dedicar aos estudos. O EAD é oportunidade que muitos profissionais têm de se especializar em sua área sem comprometer o seu tempo de trabalho, já que as aulas costumam ser gravadas e o aluno tem a possibilidade de assisti-las no momento mais oportuno dentro de sua rotina.

 

Além de nessa modalidade os cursos terem os seus custos reduzidos o que é um grande atrativo para quem deseja investir em conhecimento mas sem gastar muito. Eliminando ainda gastos com o transporte e materiais impressos, podendo encontrar o conteúdo de apoio na internet.

 

Em qual modalidade você se encaixa melhor?

 

Geralmente pessoas que possuem qualquer dificuldade de concentração ou mesmo que não possuem muita disciplina com seus horários de estudo, optam por aprender de forma presencial. Para que consigam assim mais foco na disciplina e não fiquem tão dispersos, sem contar com o contato direto com os professores e outros colegas.

 

Mas se você já possui a disciplina e concentração necessárias para o aprendizado pode optar pela modalidade semipresencial, que possibilita mesclar as vantagens de um ensino presencial e a distância.

 

Porém se sua rotina costuma ser bem apertada e você possui a autonomia necessária para aprender, o curso em EAD é uma excelente opção. Então analise todos os prós e contras de cada um e decida por aquele que mais tem a ver com os seus objetivos e personalidade. Mas não importa qual for sua escolha tenha em mente que uma especialização faz toda a diferença para o futuro da sua carreira. 

 

Compartilhe:

Mais artigos

Receba nossas novidades por email