Os melhores filmes e séries da Netflix para empreendedores

Empreendedorismo não é uma tarefa fácil, são diversos aspectos que precisam ser considerados antes de entrar de cabeça e ter os próprios negócios. Nesse momento, inspiração e exemplos são muito bem-vindos. Pensando nisso, a Pós-Financiada traz uma coletânea de filmes e séries, presentes na Netflix em 2020, que prometem inspirar empreendedores.

Dê uma olhada na nossa lista com os melhores filmes da Netflix para quem quer empreender!

O Homem que Mudou o Jogo (2011) de Bennett Miller

 MONEYBALL JOGADA DE RISCO – Trailer Oficial Português

O filme é baseado na história real de Billy Beane, que foi gerente geral do time de baseball Oakland Athletics, personagem interpretado por Brad Pitt. Narra as conquistas de Beane no ano de 2002, quando mesmo com dificuldades econômicas, conseguiu levar o time a uma marca de 20 vitórias consecutivas. Para isso ele começou a utilizar análises do jovem especialista em economia, Peter Brand, vivido por Jonah Hill. Os dois testam métodos não ortodoxos para escolher jogadores, baseando no seu potencial futuro.

A grande lição do filme para os empreendedores é: confie nos números. Todos os planos precisam ser traçados seguindo estatísticas, dados e contas, que precisam mirar o futuro. Além disso o longa é dos mesmos produtores de A Rede Social, que conta a história do fundador do facebook, Mark Zuckerberg, infelizmente fora do catálogo da Netflix.

Fome de Poder (2017) de John Lee Hancock

 Fome de Poder, Trailer

 Este que é um filme sobre uma das maiores corporações alimentícias do mundo, conta uma história real, de um pequeno funcionário que se tornou grande empresário. Michael Keaton faz o papel de Ray Kroc, vendedor ambulantes de multimixers da marca Prince Castle. Sua vida parece tranquila, tem casa, uma esposa amável, Ethel (Laura Dern) e certos rendimentos para um futuro feliz. Porém o experiente negociador tem vontade de ir além, a grande virada acontece quando ele conhece um pequeno restaurante, chefiado pelos irmãos McDonalds.

O filme traz tudo que Kroc passou até se tornar dono da maior franquia de hambúrgueres da América, colocando muitas de suas condutas a prova do espectador. A grande lição aqui é até onde vai sua ambição, e como alinhar sua moral e ética com sua gestão, afinal esse é um conflito recorrente no empreendedorismo.

A Grande Aposta (2015) de Adam McKay

A Grande Aposta, Trailer

Em 2008 o analista de Wall Street Michael Burry, vivido por Christian Bale, começa a notar que os empréstimos feitos para mercado imobiliário estão em risco de inadimplência. Indo na contramão do senso comum, ele decide apostar contra o mercado e definir que os bancos estão prestes a entrar em uma crise financeira. Seu discurso começa a atrair interessados como Jared Vennet (Ryan Gosling), que oferece a oportunidade a seus clientes. Juntos eles começam uma fortuna tirando proveito da crise econômica nos Estados Unidos.

Assim como O Homem que Mudou o Jogo, o enredo desse filme mostra que é necessário confiar nas estatísticas e previsões. Porém, além disso, é saber que momentos de dificuldade podem esconder oportunidades valiosas. Um bom empreendedor além de se preparar para desafios, sabe usá-los para crescer.

O Lobo de Wall Street (2014) de Martin Scorsese

O Lobo de Wall Street, Trailer

Como mencionado anteriormente, em muitas situações os empreendedores são colocados em conflito entre ética e ambição. Esse filme nos coloca exatamente nessa discussão, até onde vai a ambição e até onde as pessoas estão dispostas a ir pelo poder e o dinheiro.

Seguimos a vida de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) ambicioso corretor da bolsa de valores que enriquece rapidamente, porém de forma ilegal. Ele e seu grupo de amigos passa a ser foco de investigações da polícia, enquanto se afundam num espiral de excessos e extravagâncias.

O longa muito bem dirigido por Scorsese é baseado na biografia real do corretor, que foi acusado de lavagem de dinheiro e uso de drogas. Serve como um bom exemplo sobre o questionamento moral e o que não fazer quando se está no mundo das grandes empresas.

À Procura da Felicidade (2007) de Gabriele Muccino

À Procura da Felicidade, Trailer

Nem só de questionamentos éticos vive o empresário. Também é necessária muita resiliência, força de vontade, inspiração e motivação. No longa de Muccino, além de uma história de superação, encontramos tudo isso.

Seguimos a história de Christopher Gardner (Will Smith), pai solteiro que rala para sustentar o filho e fechar as contas do mês. Ele usa suas habilidades de vendedor para conseguir um emprego de corretor na bolsa, porém acaba com um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros aumentam e ele acaba despejado, vivendo com o filho entre abrigos.

Um drama de respeito, para assistir preparado para uma valiosa lição de vida. Chris e o filho não desistem, mantendo as esperanças em um futuro melhor, algo que todo empreendedor precisa. O caminho nunca é fácil, mas o felicidade justifica o desafio.

A Teoria de Tudo (2015), de James Marsh

A Teoria de Tudo, Trailer

O filme passa um pouco fora das esferas de negócios, mas narra a história celebre de Stephen Hawking, famoso físico teórico e cosmólogo britânico. A maior lição do filme está no uso de sua capacidade intelectual, mesmo que em situações adversas.

Na história é narrado o período que Stephen, vivido por Eddie Redmayne, conheceu sua primeira esposa, Jane (Felicity Jones) e a luta de ambos com a descoberta da doença esclerose lateral amiotrófica, que acometeu o físico até o fim de sua vida. Excelente história sobre como o empreendedor deve se comportar, perseverando e utilizando suas capacidades mesmo ante a problemas pessoais.

Documentários

 O Código Bill Gates (2019) de Davis Guggenheim

O Código Bill Gates, Trailer

Ótimo filme para empreender, esse documentário sobre o conhecidíssimo fundador da Microsoft, Bill Gates, para além da sua face pública e criações como gerente da marca, o foco são suas aspirações pessoais na atualidade.

Muitos dizem que empreendedores são oportunistas, resumindo sua competência a encontrar uma oportunidade. Nesse longa dividido em três partes o que mais vemos são: possibilidades. Afinal, não basta ter uma oportunidade, aquilo tem que ser possível, e mais do que isso necessário.

O Dilema das Redes (2020) de Jeff Orlowski

O Dilema das Redes, Trailer

Muitos são os efeitos positivos das redes sociais, seja em nossos círculos pessoais, seja no mundo dos negócios. Porém quais são os efeitos negativos? Ou melhor ainda, como podemos entender como são criados esses efeitos negativos? Responder essas perguntas é a proposta desse documentário.

Além disso conseguimos entender um pouco melhor o funcionamento de algoritmos do Facebook e outras redes sociais, facilitando em processos como gestão de tempo, indexação de conteúdo e criação para redes sociais. É um filme que não pode faltar na lista dos empreendedores digitais.

Séries

 A Vida e a História de Madam C. J. Walker (2020)

A vida e a História de Madam C. J. Walker, Trailer

Um grandioso exemplo de empreendedorismo feminino mesmo em meio as mais altas dificuldades, essa minisérie exclusiva da Netflix aborda, como o nome mesmo já diz, a vida de Madam C. J. Walker vivida por Octavia Spencer. Ela que foi uma mulher empresária em um tempo que apenas homens faziam parte do mundo dos negócios.

Excelente lição de perseverança, além de saber explorar um nicho para buscar o crescimento, a série aborda temas como a dificuldade da mulher empreendedora e a dificuldade de conciliar família e empresa.

Suits (2011)

Suits, Trailer

Nada melhor do que um pequeno insight de como funciona uma grande firma de advogados em Manhattan para incentivar a entrada no mundo dos negócios, não é mesmo? A série aborda a vida do grande advogado corporativo Harvey Specter (Gabriel Macht) e sua equipe de funcionários.

Temas recorrentes são relações de poder, estratégias de negócios, além de abordar aspectos da advocacia corporativa e bolsa de valores. É uma ótima série para aprender com os acertos e erros de Harvey, que vai crescendo conforme avançam as temporadas.

Agora que você conferiu nossa lista exclusiva de filmes, que tal se animar? Tem o sonho de empreender, já empreende ou considera a oportunidade como um bom negócio? Inspire-se ainda mais com as produções elencadas acima e boa sorte.

Gostou de nosso conteúdo? Que tal conhecer um pouco mais sobre nós e ter acesso a outros artigos? Leia nosso blog!

Compartilhe:

Mais artigos

Receba nossas novidades por email