Mestrado #tmjnomestrado

Vale muito a pena saber a diferença entre os tipos de especialização para planejar a carreira.

Ainda mais para quem entende que o mercado de trabalho valoriza quem avança na educação, além da graduação. Pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado são as opções mais famosas. Mas você entende qual a melhor alternativa para seus objetivos na carreira?

O mestrado, por exemplo, exige um desafio a mais. Para ingressar em um desses programas é preciso passar em uma prova! E quem não teme uma avaliação, não é? Mas, não se assuste antes de começar, afinal, com determinação, foco e preparação é possível se dar muito bem.

Seu mestrado pode ser realidade com a Pós Financiada através de um financiamento ou refinanciamento com as melhores condições do mercado.

Quer saber como? Fale com a gente agora mesmo!

Tire suas dúvidas

Tudo o que você precisa saber sobre seu Mestrado

O mestrado é um curso Stricto Sensu, assim como doutorado e pós-doutorado.

O termo Stricto Sensu quer dizer “em sentido limitado”, pois é focado em pesquisa específica sobre um assunto, preparando o aluno para atuação acadêmica ou mercado corporativo.

É diferente de uma pós-graduação Lato Sensu – “em sentido amplo” -, que compreende cursos de especialização – e MBA (Master Business Administration), com objetivo de aprimorar as diversas habilidades profissionais e atualizar os conhecimentos.

Para fazer um mestrado é preciso ter uma graduação completa, que pode ser um bacharelado ou licenciatura, e até mesmo o tecnólogo. Também é recomendado o entendimento de um segundo idioma, principalmente do inglês. (Algumas instituições, inclusive, colocam o inglês como pré-requisito).

Os cursos de mestrado, geralmente, duram dois anos. Ao longo do programa, o aluno participa de diversas atividades que envolvem aulas, pesquisas de campo, revisão bibliográfica, muita leitura, trabalhos e outros estudos, todas com foco em pesquisa.

O mestrado é dividido em duas categorias: mestrado profissionalizante, feito para aprofundar seus conhecimentos em determinada área com foco em atuação no mercado ou mestrado acadêmico, com aprofundamento mais teórico, a fim de formar professores e pesquisadores.

A metodologia de sala de aula também é diferenciada das demais especializações. Ser um mestre é uma conquista relevante pois exige a elaboração de uma dissertação – trabalho de conclusão que exige a defesa do seu ponto de vista com base em argumentos, dados, estatísticas, pesquisas, exemplos, fatos e citações, dentre outras provas. É uma tese, que geralmente, é ainda mais aprofundada no doutorado.

Que tal saber como funciona estudar com a Pós Financiada?

Existem várias razões para ter um mestrado no currículo, como aumento de oportunidades, maiores ganhos financeiros, título de mestre com aprofundamento do conhecimento, e outros. Mas, escolher um curso desses exige planejamento, pesquisa e, muito autoconhecimento. Afinal, você precisa saber o que deseja para sua carreira e sua vida.

Analise suas experiências profissionais e trace um paralelo com o curso da sua graduação. Converse com seus líderes ou mentores. Veja quais profissões estão em alta e o que o mercado oferece. Dessa forma, o caminho ficará mais claro. Contudo, prepare-se! Como adiantamos, entrar em um mestrado requer aprovação em uma prova. Para

Não se preocupe. Se precisar de uma consultoria gratuita, tire suas dúvidas com a Pós Financiada!

Escolher a instituição do mestrado depende de diversos fatores como: localização, cursos disponíveis, preços, carga horária, relevância, dentre outros. É bom levar em consideração que em seguida você poderá evoluir para o doutorado e até pós-doutorado.

Pense no que faz sentido para você: estudar perto de casa ou do trabalho, estudar a distância ou online, pagar mais ou menos. Tudo isso precisa entrar na sua conta, porém, se precisar de ajuda, fale com nossos consultores.

Dica bônus da Pós Financiada: não se deixe levar pelo “preço”. Estudar em uma instituição reconhecida, ainda que mais cara, abre portas em todo o mundo.

Agora você já entendeu o que precisa sobre o Mestrado para ir em frente. Prepare-se para enfrentar e vencer os desafios atuais e do futuro com a Pós Financiada.